Roteador MESH WIFI 6 Huawei AX2

Roteador MESH WIFI 6 Huawei AX2

27 de outubro de 2022 informatica 0
Roteador Huawei AX2
Roteador Huawei AX2 (Imagem: Max Dicas)

Huawei AX2: Excelente roteador Wi-Fi 6 custo-benefício

O Huawei AX2 foi lançado em março de 2022, e o Brasil foi o primeiríssimo país a recebê-lo. O AX2 passa muita velocidade, e ainda suporta tecnologia Mesh. E é um dos melhores roteadores custo-benefício no mercado nacional. Ficou curioso sobre ele? Venha com a gente, então!

O roteador dual band Huawei AX2 opera com o padrão Wi-Fi 6 (IEEE 802.11ax) apenas em 5 GHz. Ou seja, ele é só metade Wi-Fi 6. Em 2,4 GHz ele ainda trabalha com o padrão Wi-Fi 4 (802.11n). Rede na qual, no quesito velocidade, ele pode atingir até 300 Mbps.

Enquanto, em 5 GHz, ele pode alcançar até 1.201 Mbps. Quanto ao hardware, temos uma CPU dual-core de 900 MHz da RealTek. Além de 128 MB de memória RAM e 128 MB de armazenamento interno.

Quanto às tecnologias do Huawei AX2, a marca informa que ele possui suporte a MIMO, Target Wake Time (TWT) e WPA3.

A caixa do Huawei AX2 é bem simples e compacta. Assim como o roteador em si. Contando com alguns especificações técnicas inscritas nela. Incluindo suporte a Wi-Fi 6, controle dos pais e à tecnologia HarmonyOS Mesh+. Sistema de rede Mesh da Huawei.

Dentro dela, temos, logo de cara, o próprio roteador. Acompanhado de uma fonte de energia de 12W. Com cerca de 1,5 m de comprimento. Além disso, temos também um cabo de rede CAT.5e, e um manual de instalação.

O AX2 conta com 4 antenas, de intensidade não informada, ao todo. As quais o deixam com uma altura aproximada de 14 cm da base, quando erguidas. No topo do roteador, temos uma logo da Huawei. E um indicador LED interno. Ao passo que encontramos entradas de ar nas laterais.

Embaixo do Huawei AX2, temos o selo de homologação da Anatel. Mais outras informações sobre o AX2. Fora os furos para encaixe na parede. Já na traseira, encontramos entrada para fonte de alimentação. Além de 3 portas Ethernet Gigabit e um botão WPS/Reset.

Configuração básica

Agora, vamos passar para a etapa de configuração inicial do AX2. E por motivos de praticidade, faremos isso via smartphone. Mas o processo também pode ser realizado no PC. Com o roteador ligado, vamos conectá-lo ao aparelho da nossa provedora.

Em seguida, vamos nos conectar à rede gerada por ele. Não será necessário digitar senha da rede. Automaticamente, devemos ser redirecionados à página de configuração do AX2. Vamos marcar as duas caixinhas de seleção nela, e prosseguir.

Na próxima página, redefiniremos nome, senha de rede e senha de administrador do Huawei AX2. É possível ainda ativar a conexão inteligente, aqui nomeada priorizar 5 GHz. Função esta que “une” as bandas de 2,4 GHz e 5 GHz. Alternando entre elas de acordo com a distância roteador/cliente.

Também podemos ativar o modo de compatibilidade Wi-Fi 5. Caso alguns dispositivos conectados ao roteador AX2 da Huawei apresentem problemas no modo normal. Porém, com ele ativo não desfrutaremos do Wi-Fi 6 do roteador. Então, podemos avançar.

App de gerenciamento

A seguir, podemos avançar diretamente. Teremos de nos reconectar ao roteador, já que redefinimos o nome e a senha das redes. Agora, vamos explorar o aplicativo de gerenciamento Huawei AI Life. Também temos o Huawei HiLink, mas não focaremos nele.

Com o aplicativo aberto, já podemos visualizar os roteadores online. Selecionaremos o Huawei AX2 e entraremos com a senha de administrador. Na próxima página, já temos um pequeno resumo do status da rede. Incluindo número de dispositivos conectados.

E temos também outras funções. Como controle parental e diagnóstico de rede, por exemplo. Ainda temos Wi-Fi de convidados, e muitas outras opções de configuração em “mais funcionalidades”. Como atualizações de sistema, rede Mesh e intensidade de sinal.

É um app completo, prático e cheio de funcionalidades básicas que atendem muito bem às necessidades de um usuário comum. Ótimo para gerenciar nosso roteador AX2 da Huawei.

Sistema Web

Para entrar no sistema web do roteador, vamos digitar o endereço IP do aparelho na barra de pesquisa de qualquer navegador. Como de costume. Então, vamos entrar com a senha de administrador para acessar as configurações.

Na tela inicial do Huawei AX2, já temos um status básico da rede. Navegando pelas outras abas, temos configurações de conexão WAN. Além de configurações básicas de Wi-Fi, gerenciamento de dispositivos e mais funções. Onde estão as configurações avançadas.

Incluindo atualizações e configurações de sistema, LAN, IPTV, IPv6 e Firewall. Além de configurações avançadas de Wi-Fi. O sistema do AX2 costumava ser disponibilizado em duas versões. Uma para usuários domésticos e outra para provedoras de internet.

Porém, agora a Huawei optou por utilizar apenas o sistema para provedores. E isso trouxe algumas mudanças. Agora, em gerenciamento de dispositivos, podemos ver a potência de sinal de um dispositivo Wi-Fi, por exemplo.

Também temos a possibilidade de desativar a função WPS do Huawei AX2

Testes Wi-Fi do Huawei AX2

Teste Wi-Fi do Huawei AX2 em rede Mesh
Teste Wi-Fi do Huawei AX2 em rede Mesh (Imagem: Max Dicas)

Quanto à velocidade de internet do AX2, ele conseguiu passar toda nossa velocidade contratada via cabo. Que era de aproximadamente 1 Gbps, durante os testes. Enquanto isso, no Wi-Fi, ele alcançou 166 Mbps de download. E 149 Mbps de upload em 2,4 GHz. Próximo ao roteador.

Ao passo que, em 5 GHz, o Huawei AX2 atingiu máximas de cerca de 826 Mbps de download. E 879 Mbps de upload. À mesma distância do roteador. E a banda de 5 GHz também ficou com o destaque nos testes à distância. Com 134 Mbps de download e 60 Mbps de upload a média distância.

E 132 Mbps de download e 44 Mbps de upload no ponto mais crítico. Que são resultados realmente impressionantes para um produto de entrada.

Mesh

Os testes com duas unidades do Huawei AX2, por sua vez, foram ainda melhores. Atingindo 213 Mbps de download e 251 Mbps de upload a média distância. E 233 Mbps de download e 188 Mbps de upload no ponto mais crítico. Utilizando Mesh Wi-Fi do Huawei AX2.

Já utilizando uma rede Mesh cabeada, obtivemos 475 Mbps de download e 570 Mbps de upload a média distância. E 400 Mbps de download e 349 Mbps de upload no local mais distante, e com mais barreiras. Velocidades excelentes para um roteador custo-benefício!

Considerações finais sobre o Huawei AX2

Como de costume, começaremos pelo design e construção do roteador. O AX2 tem um desenho e estrutura compatíveis com a proposta de um custo-benefício. É um produto leve, de aparência simples e sóbria. Porém, com toques angulares modernos, que o dão um certo charme.

Quanto ao desempenho, o AX2 da Huawei agora entrega excelente velocidade e alcance. Ultrapassando até o TP-Link Archer AX10. Um de seus concorrentes diretos da categoria Wi-Fi 6 de entrada. O sistema também ficou mais completo, o que deve agradar usuários avançados.

O roteador mesh AX2 da Huawei pode ser encontrado na informeurer prescisando so chamar no whatsapp. E aí, o que você achou do AX2?

fonte: https://maxdicas.com.br/huawei-ax2-excelente-roteador-wi-fi-6-custo-beneficio/

 

Abrir Whatsapp
Vamos conversar?
Escanear o código
Para sua comodidade, o nosso atendimento é feito via Whatsapp. Vamos conversar?